O que é Brainspotting™?

O que é Brainspotting?
O Brainspotting é uma ferramenta neurobiológica utilizada no processo psicoterapêutico a fim de tratar sintomas e pensamentos que não foram digeridos. É uma maneira rápida de chegar até o inconsciente e trazer para consciência memórias que foram esquecidas mas que continuam influenciando nos seus comportamentos presentes. Foi descoberto em 2003 por David Grand, Ph.D e é utilizados por inúmeros profissionais em vários países do mundo. 


 

Como funciona o Brainspotting?
O Brainspotting estimula o cérebro bi-lateralmente com sons fazendo o processo de ligar os dois hemisférios cerebrais e ao achar o local (brainspot) o corpo é ativado e suas memórias passam a ser trabalhadas. Esta ativação no corpo é a porta de entrada para os pensamentos, sentimentos e sensações. Este acesso atinge um sistema próprio do cérebro e mapeia todos os níveis corporais sincronizando as informações e equilibrando sua saúde psíquica permitindo que seu corpo e mente processe o desajuste levando a um estado mais adaptativo, consciente e saudável para sua vida. O processo traz uma mudança profunda e rápida.

Pessoas de todas as idades usufruem dos benefícios do Brainspotting™. 

Porque usar Brainspotting para tratamento de traumas
Os traumas são desde uma imagem, pensamento ou sentimento que não foi digerido pelo seu cérebro até acontecimentos mais significativos. O que tem em  comum entre a forma mais branda e a mais grave de trauma é partes da pessoa fica congela nos acontecimentos passados, trazendo consigo crenças falsas que passam a reger sua vida para sempre. Quando volta ao momento do trauma, reprocessando com Brainspotting™ toda a cadeia de memórias e comportamentos influenciados pelo acontecimento não digerido, traumático, é desfeito e a pessoa se torna capaz de olhar para o mesmo evento sem as sensações incômodas que passou a vida toda sentido. E desta forma é desarticulando a rede neural envolvida e a pessoa para a ter mais leveza e consciência para viver o presente, deixando literalmente o passado para trás. 

“Aonde você olha afeta o que você sente”  David Grand P.H.D

Brainspotting Iberoamerica  - Encontre aqui a lista de profissionais formados na sua região.

Gostou dessas informações? Você também vai gostar de A mente MENTE