Como Viver o Luto?

 
Não há regras e protocolos padrões para viver um luto, se houvesse quão fácil seria! Falar da morte é falar de vida, afinal só após experimentar a dor da morte é que sinceramente compreendemos o sentido do amor e da vida. Existe escondido em cada processo de luto uma fonte de aprendizado.
Viver o Luto é como chegar em casa e um dos cômodos estar totalmente bagunçado, quebrado e sujo. Primeiro não reconhecemos aquele espaço, na sequência negamos a bagunça e preferimos ficar de olhos fechados e em silêncio e apenas na sequência dos dias, meses ou anos vamos descobrindo forças e formas de decidir por onde começar a reconstrução.
Os caminhos de superação estão dentro de nós e podem demorar 02, 05 ou 10 anos para conseguirmos arrumar aquele cômodo especial que um dia foi destruído. Tenha certeza que dia após dia essa reconstrução está acontecendo nos seus sentimentos e emoções. Permita-se sentir, chorar, sentir saudade e pedir ajuda. Você conseguirá e não está sozinho.
Se está difícil passar por isso, você não está errado! Ninguém consegue reconstruir uma vida 24 horas após o enterro, precisa-se de tempo e tempo de qualidade para essa reconstrução. Lembre-se que só existe dor, porque houve amor.