QUAL A RELAÇÃO ENTRE CRISES E AS FUNÇÕES SENSORIAIS EM AUTISMO?

As funções sensoriais em autismo é aonde deve estar o foco de intervenção. As funções sensoriais estão estruturalmente em desiquilíbrio, principalmente em crianças menores, eles podem ser hiposensíveis ou hipersensíveis a todos os estímulos.

 

OS SETE SENTIDOS

 

A primeira coisa que faço quando inicio um tratamento com autistas é explicar aos pais os sete sentidos. São eles: olfato, tato, paladar, visão, audição, proprioceptivo e vestibular.

 

O cérebro autista é sobrecarregado sensorialmente. Isso torna qualquer pequeno estímulo em um grande evento. Um pequeno ruído em uma orquestra aos seus ouvidos. Eu sempre achei que era por isso que eles acabam se afastando tanto emocionalmente quando socialmente das pessoas como uma forma de autoproteção.

 

SE COLOQUE NO LUGAR DE UM AUTISTA

 

Imagina você enxergando tudo mais colorido ou distorcido, palavras que ficam ecoando na sua cabeça, ouvindo sons muito altos, vendo os sons, sim sons podem ter formas visuais, sentindo muito forte cheiros e gostos, azedo é muito azedo, ácido é pouco ácido, isso tudo misturado e ao mesmo tempo? Menino chega de tanto sal na comida! Menino coloca um moletom, está frio!

Os neurotípicos não tem como entender isso pois não estão sentindo a mesma coisa e nunca vão sentir. 

 

QUAL PAPEL DOS SENTIDOS NAS CRISES EM AUTISMO?

 

Tudo, não é preciso muitos estímulos para que algo se transforme em uma crise. A forma como o autista identifica as informações através dos sentidos são sempre de forma muito forte ou muito fraca. A hipersensibilidade e a hiposensibilidade. Partindo do pressuposto que tudo que é aprendido e assimilado pelo cérebro passa pelos órgãos dos sentidos, se os sentidos estão em desequilíbrio a aprendizagem vai sofrer as consequências.

 

AUTISTAS LEVES TEM PROBLEMAS COGNITIVOS?

 

Na grande maioria das vezes não. Nunca podemos subestimar a capacidade intelectual dos autistas, se tiver dúvidas sugiro procurar na sua cidade um psicólogo credenciado que faça uma avaliação neuropsicológica isso pode lhe abrir novas possibilidades.

 

Na minha experiência, dos testes que realizei, a maioria dos autistas leves tinham capacidades cognitivas dentro do esperado para sua faixa etária ou além porém alguns pareciam ter algum grau de deficiência intelectual, justamente por ainda não ter aprendido conhecimentos básicos – pois poucos livros se dedicam a ensinar quais as habilidades sociais básicas que todo autista precisa dominar.

 

ENSINE DE FORMA CONCRETA

 

Quando ensinados conceitos e habilidades sociais de forma concreta tudo muda. Quando superestimulado alguns autistas podem ficar hiperativos. “...esse comportamento diminuiu significativamente por causa dos esforços que fizemos para ajudá-lo a adaptar-se ao seu ambiente”. (MOORE, 2002.p38).

 

Não espere que um autista espontaneamente aprenda comportamentos. Sabendo como orientar e como usar as palavras e/ou o ensino dos comportamentos as atitudes de autistas tendem a ser mais funcionais e positivas.

 

Franciane Dal Pizzol 

@autismoleve

Fanpage – Autismo Leve